Para se ter os cuidados adequados com o rosto é preciso saber quais as características da pele e o principal é saber qual o tipo da sua pele. A utilização de produtos corretos é muito importante, pois precisamos manter o equilíbrio entre a parte hídrica (água) e a oleosa (glândulas sebáceas). Mantendo as duas em harmonia conseguimos obter ótimos resultados.
Os tipos de pele vão de seca, oleosa, mista, sensível e normal.
Vamos conhecer qual a sua?
Seca: é uma pele sem brilho que apresenta escamação e pode também craquelar. Sua principal causa é a desidratação, apresenta uma disfunção de sebo e consequentemente de água.
Oleosa: ao contrario as seca, esse caso apresenta a produção excessiva de sebo. Geralmente com poros bem dilatados e irregulares, tem um aspecto pegajoso com brilho intenso e umidade. Na maioria das vezes pode acompanhar um caso de acne.
Mista: com características diferentes pode apresentar uma grande oleosidade na zona T (Testa, nariz e queixo) na maioria dos casos e no restante do rosto apresentar um pele seca podendo ate vir a descamação.
Sensível: com pouca flexibilidade e uma derme vascularizada, pode ser também chamada de reativa, divido ao fato de reação quando em contato com substancias diversa. Não tem tanta ligação com a carência hídrica ou sebácea já que pode ser oleosa ou seca.
Normal: é uma pele com viço, maciez, poros fechados e regulares. Apresenta um equilíbrio perfeito entre a parte hídrica e sebácea, geralmente é comparada com a pele dos bebes.
É muito importante que para não haver duvidas sobre o tipo da sua pele um profissional seja consultado, podendo ser uma Esteticista ou Dermatologista de sua confiança. Essas profissionais estão capacitadas para lhe indicar produtos e tratamentos em casos necessários!
Gostou? Clique aqui e participe do nosso grupo no whats com dicas exclusivas, novos procedimentos e muito mais…
Por Priscila O. Pauli
Esteticista e Cosmetóloga