Receba conteúdo exclusivo!
Maquiagem de Halloween: Tutorial

Maquiagem de Halloween: Tutorial 7 de outubro de 2014 | Sobre Maquiagem e Tutoriais

  • Hoje começa a maratona de postagens que comentei em outro momento. Essa é apenas a primeira proposta de maquiagem de Halloween. Um tutorial rapidinho e apenas com coisas improvisadas. Claro que não fica tão real como uma maquiagem feita com produtos específicos, mas esse vídeo é especialmente para quem quer gastar pouco e se divertir muito. Confiram:

    maquiagem-halloween-2014

    Inscrevam-se no canal para acompanhar os próximos vídeos da série!

    Produtos usados e improvisados:

     

    Halloween – Wikipédia

    Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

    Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

    Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.

    Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling (de “soul”, alma), em que crianças iam pedindo pelas portas um bolo, o “bolo das almas”, em troca do qual fazia uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo6 . Essa tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), que teve possivelmente origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais.

    Gostaram?Contem-me!

     

    Beijos, Elaine Zanol kissss Fashion App: Roupologia

    Acompanhem o blog nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram

     

    Comente Aqui

    Dia 07/10/2014

    Arrasou!!!
    Me meteu medo! rs [ysh] [ysh]
    Amei!!!!!!
    Beijos

    [Responder]

    Dia 07/10/2014

    Ficou incrível!! Parabéns!!!
    Beijos!

    [Responder]

    Dia 07/10/2014

    Ficou incrível!! Parabéns!!!
    Beijos!

    [Responder]

    Dia 07/10/2014

    Não sabia de todo esse histórico sobre o halloween, achei legal você abordar no blog.
    Ficou massa tua make, curti. Acho que esse ano vou de caveira mexicana rs.

    Beijos

    camilatuan.com

    [Responder]

    […] AQUI e confira o vídeo com mais uma proposta para o […]

    […] AQUI e confira o vídeo com mais uma proposta para o […]